Skip to content

Avaliação de riscos de última hora – LMRA

Uma Análise de Risco de Última Hora (Last Minute Risk Asessement - LMRA) é uma breve avaliação que é realizada imediatamente antes do início dos trabalhos para identificar e excluir todos os potenciais riscos de segurança, saúde e ambientais no local de trabalho.

Porque uma Análise de Risco de Último Minuto (LMRA)

LMRA Card POR

O que é uma LMRA?

A LMRA é uma avaliação breve que é realizada imediatamente antes do início do trabalho para identificar e excluir todos os potenciais riscos para a segurança, saúde e o meio ambiente no local de trabalho. Todos os riscos anteriormente desconhecidos podem então ser reconhecidos e os incidentes evitados. O foco da LMRA são os "riscos no local de trabalho" com influências diretas das imediações e condições atuais. A LMRA complementa as avaliações de risco existentes, mas não as substitui.

Quem realiza a LMRA? Embora qualquer pessoa possa realizar a LMRA, ela destina-se principalmente a trabalhadores em zonas de risco elevado, como locais de construção, plataformas, embarcações, subestações, cabos e catenárias.

Tal inclui funcionários da TenneT e equipa subcontratada. Como realizar uma LMRA Após familiarizar-se com a tarefa que está prestes a iniciar e a documentação relevante (por exemplo, autorização de trabalho, avaliação de riscos, instruções de trabalho), reserve algum tempo para verificar se todos os riscos foram identificados e mitigados até um nível aceitável. Coloque a si mesmo as perguntas impressas no cartão LMRA. Se conseguir responder a todas elas com "Sim", pode começar/continuar o seu trabalho. Se responder "Não" a qualquer uma delas, então PARE. Informe o seu gestor e, em conjunto, tomem todas as medidas necessárias para trabalhar em segurança. E, se necessário, elabore um relatório de incidentes.

Qual a frequência de realização de uma LMRA?

Deve realizar uma LMRA antes de cada atividade e sempre que retomar o trabalho após uma pausa prolongada. Por fim, deve realizar a LMRA sempre que as circunstâncias no seu trabalho tiverem sido alteradas (por exemplo, aplicação de um método de trabalho diferente, maquinaria diferente), após uma avaria do equipamento ou de um sistema ou em caso de qualquer outro evento inesperado.